GRUPO GANGORRA: Zé Capim - programa

Programa da VII Mostra Maranhense de Teatro, estreia da peça.

Jorge Botão,Estrelinha, (Dasdores (de costa) Tony (sentados), Rosana Carvalho, Renato Pereira, Jaime Furtado e Jó Santos (em pé) em Zé Capim de Ricardo Filgueiras. Direção de Estrelhinha. Teatro Arthur Azevedo. São Luís/Ma, 1982.

Jó Santos (Cavalo1) e Renato Pereira (Cavalo 2) em Zé Capim de Ricardo Filgueiras. Direção de Estrelhinha. Teatro Arthur Azevedo. São Luís/Ma, 1982.

Dasdores, Jorge Botão, Rosana Carvalho, Tony (agachados), Jaime Furtado e Jó Santos (em pé) Zé Capim de Ricardo Filgueiras. Direção de Estrelhinha. Teatro Arthur Azevedo. São Luís/Ma, 1982.






 ZÉ CAPIM

O Grupo Gangorra, sobre a direção de Estrelinha está montando a peça “Zé Capim”. É um texto que apesar de retratar fatos políticos-sociais adapta-se perfeitamente ao mundo da criança, pois ele consegue captar a sua maneira, todas as mensagens da peça.
Atualmente questiona-se muito a forma de teatro infantil. Fica-se em dúvida quanto ao aspecto fantasioso, excitante, realista e moralisata, pois em todas essas formas são detectados erros e daí surge a dificuldade de escrever e montar espetáculos infantis.
A peça também, abrange o público adulto. E o aspecto mais importante é o fato dela ser também para adolescentes, pois há uma deficiência enorme de espetáculos que atinjam especificamente essa faixa etária, apesar de ser do conhecimento de todos que os adolescentes precisam dos questionamentos que uma boa peça possa trazer.
Retrata primeiramente uma tomada de consciência por parte do proletariado, depois a luta para derrubar “um senhor todo poderoso” que governa o país de uma maneira absolutista e egoísta.
Depois que conseguem derrubar o rei, sobe ao poder um homem do povo, que logo de início sente uma forte atração pelo poder e sente-se tentado à corrupção, mas é logo chamado pelo povo que lhe cobra uma atitude certa e realmente voltada aos problemas enfrentados por eles. E é com a ajuda deles que o “Novo Rei” consegue resolver todos problemas do país.
Um exemplo de Governo comunitário, onde todos são envolvidos no processo de governar.
Comparado com uma época, nosso país, enfim, com nossa realidade, cada personagem, cada cena, tem um significado real e particular.   

Zé Capim

Autor: Ricardo Filgueiras
Ano: 1982
Direção: Estrelinha

Elenco: Jaime Furtado (Zé Capim), Jô Santos (Cavalo 1), Renato Pereira (Cavalo 2), Miguel Veiga (Rei), Estrelinha (Pedra), Jorge Botão, Tony, Silvana Cartágenes, Rosana Carvalho, Dasdores, Jorge Tadeu (Povo)

Figurino e Cenário: Miguel Veiga
Coreografia: Reynaldo Faray
Música: Célia Leite e Jorge Tadeu

Zé Capim  fez temporada no Teatro Arthur Azevedo e apresentações nos bairros da capital e da zona rural.

In: programa da VII Mostra Maranhense de Teatro – 1982.
 

Comentários

Postagens mais visitadas