GRUPO GANGORRA :Pedreira das Almas - programa

Conceião de Maria, Tânia Ribeiro, Silvia Costa, Paula Francinette, Rosangela Diniz, Mundinha Freitas, Hudson Gomes, Joana Costa, Moraes Júnior e Jaime Furtado (em pé); Rodrigo Sousa, Tania Trindade, José Garcês, Renato Pereira e Domingos Dutra  (agachados); Ageu Neto, Francisco Sá, Jô Santos, Iracema Cutrim e Antonio José (sentados). Parte dos alunos do Curso de Expressão Corporal com Reynaldo Faray

Em 1978, quando iniciei no Grupo Gangorra, era de praxe todos os anos, o grupo abrir vagas para iniciantes que participariam dos Cursos de Iniciação Teatral e posteriormente da encenação de um texto teatral. 

Nesse ano foram inscrito uma média de 100 alunos, entre universitários e pessoas da comunidade, que participaram entre março e maio dos cursos de: História do Teatro, Jogos Teatrias, Expressão Corporal, Expressão Vocal e Interpretação ministrados por Aldo Leite, Fernando Moreira, Reynaldo Faray e Tácito Borralho que resultou na apresentação de squetes no Teatro Apôlonia Pinto do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

 Programa da peça.

Hudon Gomes (Soldado), Jaime Furtado (Mariano), Francisco Sá (Soldado), José Garcês (Delegado Vasconcelos), Rosa Almeida (Mariana), Lúcia Nascimento (Urbana) e Renato Pereira (Supriano)  em Pedreira das Almas de Jorge de Andrade. Direção de Aldo Leite. Cine-Teatro Viriato Corrêa, 1978. São Luís/MA.



Filipeta de divulgação

Para o grupo chegar a montagem de Pedreira das Almas de Jorge de Andrade, foram feitas várias leituras de textos teatrais de autores maranhenses e nacionais. Os textos eram lidos e analisados por grupos de cinco atores que posteriormente apresentavam em leitura dramática para o grupão que juntos analisavam a dramaturgia, as  implicações políticas e sociais para o momento (época da Ditadura Militar) e as possibilidades de montagem . 

Com a leitura de Pedreiras das Almas, todos foram unanimes com a montagem por atender  aos anseios políticos, sociais e econômico dos elementos do grupo, além de permitir o exercício cênicos todos os atores que permaneceram até o fim do Curso de Iniciação Teatral. 

A estreia do espetáculo aconteceu no Cine-Teatro Viriato Corrêa, da Escola Técnica Federal do Maranhão, atualmente Instituto Tecnológico do Maranhão - IFMA, fazendo temporada no mesmo local e no Auditório Jarbas Passarinho da Universidade Federal do Maranhão. 

No período o Teatro Arthur Azevedo encontrava-se fechado para reformas. 
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas