LABORARTE: Era Uma Vez uma Ilha...


“ERA UMA VEZUMA ILHA... ou O CHOCALHO DA CASCAVEL”

A partir de 1975, o Laboratório de Expressões Artísticas, LABORARTE, tenta dar sua contribuição no processo de reflexão das comunidades populares diante dos fatos e problemas que as mesmas vêm enfrentando e discutindo. É uma forma de movimento realizar concretamente sua proposta básica de trabalho desde sua criação.

Com o Circo-Teatro Cujubeira, apresentando-se em seu espetáculo de 2ª parte, “JOÃO PANEIRO”, um drama circense com atores e bonecos, o grupo firmou-se no trabalho de bonecos, descobrindo neles a linguagem teatral mais descodificável pelo público das regiões visitadas. A experiência estendeu-se ao resto do Estado do Maranhão e deu certo. O melhor é que essa forma de trabalho permitiu ao grupo executar sempre espetáculos de integração dos seus Departamentos/Laboratórios. Daí, “O CAVALEIRO DO DESTINO”, “A FESTA DA CLAREIRA MAIOR” (infantil), “PASSOS” e “ERA UMA VEZ UMA ILHA...”.

Neste último trabalho, o grupo utiliza os novos participantes dos  Departamentos/Laboratórios de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Som, para concluir o trabalho de pesquisa sobre os problemas dos núcleos populares de São Luís.

“ERA UMA VEZ UMA ILHA...”, pretende servir tanto às populações rurais quanto às urbanas, como ilustração do problema que se coloca hoje ao homem de São Luís, proporcionando enriquecimento do debate já bastante avançado. Utiliza também, diversas formas de animação e atores mostrando ao nosso modo, a história desta cidade dos azulejos e da Ilha onde ela é plantada, fatos curiosos dessa mesma história, e suas reflexões sobre o passado, o presente, e porque não, nossas dúvidas sobre o futuro.

É um espetáculo de criação coletiva, com texto coordenado e redigido por Tácito Borralho, sob a direção do mesmo. Os bonecos, figurinos e iluminação, são do Departamento de Artes Cênicas, as músicas e efeitos são do Departamento de Som. Máscaras, formas animadas e cenários são do Departamento de Artes Cênicas e os desenhos, do Departamento de Artes Plásticas.        
 
“ERA UMA VEZUMA ILHA... ou O CHOCALHO DA CASCAVEL”

Autor: Tácito Borralho
Ano: 1981
Direção: Tácito Borralho
Narrador: João Ewerton

Atores-Manipuladores: Nelson Brito, Itaércio Rocha, Emanuel Mineiro, Alex Dias, Normália Leite, Elizabeth Cavalcante, Rosilene Barros

Músicos: Negreiros Xavier, Jorge do Rosário, Dona Teté, Ribamar Sá

Fonte: Progrma VI Mostra Maranhense de Teatro, 1981.

Comentários

Postagens mais visitadas