Bill de Jesus (1958-2011): biografia

Benedito Ferreira de Jesus, mais conhecido como Bill de Jesus, nasceu em 26 de março de 1958, na cidade de Buriti/MA. 

Estava radicado em Arari desde a década de 1980, onde atuou como ator, poeta, diretor teatral, produtor cultural, professor de História e Secretário Municipal de Cultura.

Como ator, iniciou suas atividades artísticas em São Luís no Grupo Gangorra participando ativamente das suas produções e de outros grupos teatrais da capital maranhense.

Como diretor de teatral fundou, na década de 1980, seu próprio  grupo "GRUMATE" e o Grupo Pote (em parceria com a atriz Ana Tereza Desterro – Estrelinha), de intervenções poéticas, grupos que fizeram muito sucesso em São Luís.

Em Arari fundou e dirigiu, nos anos 80, o Grupo Teatral Mistura, atualmente, chamado de Cia. Mistura Arte e Produção. A companhia, além, das produções teatrais, também, produzia um bloco carnavalesco durante as folias de momo. O grupo participou de vários festivais de teatro, conquistando prêmios dentro e fora do Estado do Maranhão. Um dos seus espetáculos mais expressivos era a Via-Sacra realizada pelas ruas de Arari, evento tradicional da cidade.

Graduado e pós-graduado em História era professor da Rede Estadual de Ensino.

Bill de Jesus, também, tinha uma veia poética, deixando uma vasta produção a maioria inédita.

Atualmente, era o Secretário Municipal de Cultura de Arari.

Pelos relevantes trabalhos culturais e artísticos realizados para a população do município de Arari, Bill de Jesus recebeu o Título de Cidadão Arariense, em 2003.

Saudades, pois nosso grande Mestre Bill de Jesus faleceu hoje a tarde.

Seu velório está sendo realizado em Arari e o sepultamento será amanhã em sua cidade natal Buriti.

Por esses dias escreverei mais sobre a história de Bill de Jesus nesta página.

Fonte:http://barrosailton.blogspot.com

Imagem: Bill de Jesus por Renato Pereira. 1981.

Comentários

Postagens mais visitadas