Companhia Mistura Artes e Porduções: histórico

Tempo de Espera de Aldo Leite com a Companhia Mistura Artes e Produções. Direção de Bill de Jesus. Teatro João do Vale
Na década de 1980, Bill de Jesus, Joacy Santos e Léo Lima são convidados pela Escola de Samba Mirim da cidade de Arari para fazerem seu carnaval, começando ai uma parceria com a escola durante o período carnavalesco que leva Bill de Jesus a imigrar para a cidade.

 Como morador da cidade de Arari funda o Grupo Mistura com o objetivo de desenvolver na cidade arte e cultura, agregando a literatrura, a dança, a música e o teatro em produções cênicas de bonecos e atores. 

O grupo, além, das atividades cênicos-musicais, também, passa a produzir um bloco carnavalesco chamado "Mistura" durante o período monesco e durante o ano  projetos de arte-educação em escolas com o objetivo de despertar a sensibilidade artística de crianças e jovens e a melhora de sua auto estima e a evasão escolar.
Bill de Jesus ministrando Curso de Sensibilização Teatral para atores e estudantes.
Atualmente com 20 integrantes que atuam nos departamentos de Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas e Literatura, passa a denominar-se Companhia Mistura Artes e Produções, em 2003.

A Companhia produz o maior espetáculo teatral a céu aberto da Baixada Maranhense, desde o ano de 1983. O espetáculo encenado ao entardecer da sexta-feira santa com elenco formado pelos integrantes da Cia, estudantes, professores e a comunidade em geral a cada ano apresenta uma linguagem de encenação diferente, como a deste ano que encenou o Fogaréu da Paixão.
Fogaréu da Paixão. Direção de Bill de Jesus.
A companhia com uma vasta produção participa ativamente de festivais e mostras de teatro no estado do Maranhão e nos da Federação, conquistando prêmios e honrarias como os de:
Edilson Coelho em Tempo de Espera de Aldo Leite. Direção de Bill de Jesus.
- Melhor atriz para Maristela Lopes em A Vaca Lelé de Ronaldo Ciambroni no IV Festival Maranhense de Teatro Estudantil, 2002. São Luís/MA.;
- Melhor Ator para Sandro Oliveira em Noivado das Melancias na Roça de D. Cabaça de Bill de Jesus no V Festival Maranhense de Teatro Estudantil, 2003. São Luís/MA.;
- Tempo de Espera de Aldo Leite como segundo melhor espetáculo e melhor figurino no Festival Maranhense de Teatro, 2005. São Luís/Ma.



Fonte: Edilson Coelho. Agência de Arari
            http://arariagencia.wordpress.com

Imagens: Divulgação.

Comentários

Postagens mais visitadas