Via Sacra do Anjo da Guarda: Uma Vida por Nós VI

 7º Ato: crucificação, pietá, enforcamento de Judas, anunciação e ressurreição
Local: Praça da Ressurreição

 Via Sacra 33 anos: Uma Vida por Nós
Um sonho, uma vida, uma arte! Um Anjo que acolhe a todos e GRITA.
Uma arte que acolhe o Anjo. Assim, essa fábrica de sonhos, inicia sua história.
No princípio, uma casinha arredondada de sapê, pequena e simples, muitas das vezes úmida e gotejante. Tinha um brilho que não era luz, mas a aura das pessoas reluzindo. Adentravam ao recinto, buscando o novo.
Arredias, mas com vontade de fazer, de construir e de aprender aquela arte que, diferente de todas as artes, é mágica, encantadora e envolvente. Sim, envolvente! É uma paixão enorme que rasga o peito e aquece a alma. Noites mal dormidas, insônias, tristezas, cansaço...
Mas a arte era um verdadeiro estimulante para não desistir e continuar lutando.
Assim, usamos praças, terrenos baldios, lajes, ruas, entre outros tantos espaços inusitados para fazer e mostrar essa arte que encanta – O TEATRO – e dar os primeiros passos em nossa Via Sacra. “De Volta ao Madeiro”, “Via Sacra da Libertação”, “Paixão”, “O Julgamento”, “Filho do Homem”, “Uma Incelença por Nosso Senhor”, “Via Sacra do Anjo da Guarda”.
Transitamos no universo em que a fé, a integração, a socialização, a criatividade, a mobilização coletiva caminham juntas para a realização de novos sonhos.
São pedreiros, costureiras, domésticas, estudantes, carroceiros, autônomos, que se transformam em artistas – os protagonistas da cena – os grandes anfitriões do espetáculo. Com a sensibilidade de aprendizes e habilidade de mestres, vão desenhando cenas, construindo cenários, reformando adereços.
Entre linhas, tecidos, anilinas, vão dando formas e cores aos figurinos.
Sem conhecer Stanislavski e Brecht, vão descobrindo a verdadeira arte de representar. Temas como “O Homem Senhor da Vida”, “Amazônia para Sempre”, “Nasce uma Nova Vida”, “Ele está no Meio de Nós”, “Uma Escola de Arte”, “Da Poeira aos Palcos”, “Juventude: Vós Sois a Luz do Mundo” e hoje “33 anos: Uma Vida por Nós”, potencializam as mãos que transformam a arte.
Um sentimento de pertencimento que agrega, entre tantos parceiros, os patrocinadores, apoiadores e incentivadores.
Empresários; dirigentes de instituições públicas e privadas; autoridades do executivo, legislativo e judiciário (das esferas municipal, estadual e federal); lideranças religiosas e da sociedade civil organizada; imprensa; artistas, produtores, professores e pesquisadores culturais; grupos artísticos, e, em especialmente, os comunitários do Anjo da Guarda.
É algo espetacular, monumental, que transcende o mundo das ideias...
Parafraseando Platão: um mundo idealizado em que tudo é imutável e perfeito.
Verdadeiramente, um mutirão pela Arte!
A todos os amigos, parceiros, e especialmente à comunidade do Anjo da Guarda, o nosso MUITO OBRIGADO!
Zezé Lisboa




Fonte: Programa 2014
Fotos: Renato Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas